VISTORIA DE ENTREGA E LOCAÇÃO

Temos equipe especializada em perícias de imóveis, realizamos laudos para LOCAÇÃO e ENTREGA DE IMÓVEIS NOVOS de acordo com sua necessidade, todos os trabalhos são rigorosamente efetuados de acordo com  norma da NBR, entre em contato, tiramos sua dúvida por telefone. Orientação técnica sem compromisso.

Proprietários e Inquilinos

Como funciona e qual importância do termo de vistoria inicial e final em imóveis que serão alugados?

     O termo de vistoria é o documento usado para especificar as condições de conservação e manutenção do imóvel no início e ao final da locação. A Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91) que dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes, indica as obrigações legais impostas, respectivamente, aos locadores e aos locatários:

Art. 22. O locador é obrigado a:

I - entregar ao locatário o imóvel alugado em estado de servir ao uso a que se destina;

V - fornecer ao locatário, caso este solicite, descrição minuciosa do estado do imóvel, quando de sua entrega, com expressa referência aos eventuais defeitos existentes;

 

Art. 23. O locatário é obrigado a:

II - servir - se do imóvel para o uso convencionado ou presumido, compatível com a natureza deste e com o fim a que se destina, devendo tratá - lo com o mesmo cuidado como se fosse seu;

III - restituir o imóvel, finda a locação, no estado em que o recebeu, salvo as deteriorações decorrentes do seu uso normal;

     A Lei do Inquilinato não obriga o locador a realizar o laudo de vistoria no imóvel objeto da locação, mas é de suma importância e consequentemente necessária a realização da mesma, uma vez que a vistoria realizada antes do imóvel ser alugado pode ser entendida como uma ferramenta jurídica capaz que protege tanto o locador quanto o locatário.

   O laudo de vistoria é importante não somente para especificar as condições de conservação e manutenção do imóvel antes de ser entregue ao locatário, mas também para que o imóvel, quando finda ou rescindida a locação, seja entregue nas mesmas condições pelas quais o locatário recebeu, ressalvadas as deteriorações decorrentes do seu uso normal. As imobiliárias e os proprietários mais atentos têm se precavido com a realização de laudos e termos de vistorias quando da entrada e da saída do imóvel pelo locatário.

    O laudo de vistoria é a análise em sentido amplo do imóvel. É avaliar o imóvel como um todo e relatar por escrito as condições do imóvel: piso, paredes, portas, instalações hidráulicas e elétricas.

    Necessário se faz ressaltar que é importante que o laudo de vistoria seja executado na presença do locatário, locador e inclusive fiadores se esta for a garantia estabelecida entre as partes, se assim desejarem. Também é possível que uma terceira pessoa, elabore o laudo de vistoria e após apresente as partes para validação. Uma vistoria adequada é aquela que abrange o imóvel como um todo, tanto as suas áreas internas como externas.

   O ideal é contratar um profissional qualificado ou uma empresa especializada, que documente tudo com fotos e gere uma relação completa do imóvel. Oportuno explicar que somente engenheiros civis e arquitetos possuem habilitação legal para realizar laudos técnicos e vistoriar edificações e construções.

Compradores, contrate um profissional. Tenha segurança e evite dor de cabeça na aquisição da sua casa NOVA !

          Pegar as chaves da casa nova é motivo de alegria. Afinal, é um momento que demandou planejamento, paciência e muito investimento. Mas a felicidade pode chegar ao fim antes mesmo da mudança ser completada, se o consumidor não ficar atento. É mais comum do que parece encontrar defeitos na obra após assinar a vistoria. Alguns apartamentos ou casas apresentam quase 100 itens divergentes dos previstos em contrato. E, depois de autorizar a entrega do imóvel, o trâmite para conseguir o reparo por meio da empresa responsável pela obra fica mais burocrático.

    Para não ter dor de cabeça na hora de realizar o sonho da casa própria, especialistas recomendam buscar sempre o auxílio de um profissional da área ENGENHEIRO CIVIL.

Avalie o empreendimento antes
da entrega oficial

        Com a vistoria de entrega é possível analisar o estado do imóvel e das áreas condominiais antes da entrega e verificar se o projeto foi cumprido integralmente, de acordo com o memorial descritivo, verificar inconformidades na obra, vícios e se o imóvel está nas condições contratadas e pronto para ser entregue ao comprador. Este tipo de vistoria técnica, realizada pelos Engenheiros da LA Martins Engenharia, é recomendável tanto para o comprador quanto para quem vai entregar o imóvel. O laudo também pode ser solicitado em unidades autônomas ou em condomínios.

Quando contratar?

          A vistoria deve ser contratada antes da entrega oficial do imóvel para que haja tempo de realizar as alterações indicadas no laudo. Para a construtora, é uma forma de verificar a manutenção de alto padrão de qualidade e satisfação dos seus clientes. Já para o comprador, é uma garantia de que o imóvel está de acordo com cláusulas contratuais e não vai gerar despesas extras em assistência técnica no futuro.

Quais são as normas aplicáveis?

        Os laudos de vistoria atendem às Normas Técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e do IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias), entre elas:

·         NBR 13752 - Perícias de Engenharia na Construção Civil;

·         NBR 12722 – Discriminação de Serviços para Construção de Edifícios.

Mogi das Cruzes - SP

Telefones

(11) 4724-8745

(11) 99591-2574 watts (CLARO)

Converse com o engenheiro, tiramos sua dúvida por telefone

ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO

TOPO

© 2023 INTERIORES&CIA. Orgulhosamente criado por Wix.com